Para aqueles que ainda tem duvidas de como posar durante uma competição,um bom fisiculturista apesar de possuir boa aparência muscular, deve ser um bom ator. Treinamento de poses e danças são comumente em suas rotinas. Aqui segue um resumo quanto a análise dos juízes perante as diversas poses exigidas.
COMPETIÇÃO FÍSICA - CRITÉRIOS DE JULGAMENTO:
Os critérios usados para julgar uma competição são baseados em três aspectos:
MUSCULARIDADE - SIMETRIA e APRESENTAÇÃO.
MUSCULARIDADE
É o tamanho dos músculos em relação à estrutura esquelética, formato dos músculos, qualidade dos músculos, músculos sólidos, densos. Também inclui a separação entre músculos adjacentes e a grupos musculares, estriação dentro do músculo ou grupo de músculos, com mínimo de gordura e água entre a pele e o músculo, realçando a aparência muscular.
SIMETRIA
Estrutura harmônica de um físico relativo ao tamanho de várias partes corporais, forma, proporção, destaque e equilíbrio de cada parte corporal uma em relação à outra, resultando um todo coeso e equilíbrio geral.
APRESENTAÇÃO
A Apresentação é mostrar de forma vantajosa a habilidade de posar, postura, projeção e presença de palco. São partes importantes da Apresentação: tom de pele, preparação e traje de poses. Podem realçar a rotina da Apresentação: a seleção de poses e sua correta execução, a suavidade da transição e a seleção coordenada da música.
OBS.: A coreografia não deve contar para a classificação do atleta. Este quesito apenas mostra que, quando o atleta consegue posar bem e mostrar melhor seus músculos, tem vantagem. (OBS: Apesar de não contar ponto diretamente, juizes dão maior valor para atletas bem posturados e com boa tonalidade em suas apresentações (Bronzeamento).
POSES - APRESENTAÇÃO
Ao iniciar o processso avaliativo (campeonato), todos os atletas passam por estes critérios julgadores, respectivamente:
Quarto de volta - semi relaxados - todos fazem as poses de quarto de volta: frente, lado, costas, lado e frente. Terminada esta etapa todos saem do palco. Quando estes procedimentos são finalizados e os juízes estão satisfeitos, encerra-se a etapa.
Rotina Individual - os atletas entram um a um no palco, pois são chamados individualmente ao centro para 1 minuto de poses com música.
Comparações - Poses: todos os atletas da categoria são divididos em grupos de no máximo 6 atletas e são chamados para fazer as 8 poses compulsórias, sendo que poses adicionais podem ser solicitadas, caso o árbitro central julgue necessário. Uma vez satisfeito o painel de árbitros, é finalizado o Pré Julgamento.
RESUMO:
MUSCULARIDADE
É o tamanho dos músculos em relação à estrutura esquelética, formato dos músculos, qualidade dos músculos, músculos sólidos, densos. Também inclui a separação entre músculos adjacentes e a grupos musculares, estriação dentro do músculo ou grupo de músculos, com mínimo de gordura e água entre a pele e o músculo, realçando a aparência muscular.
SIMETRIA
Estrutura harmônica de um físico relativo ao tamanho de várias partes corporais, forma, proporção, destaque e equilíbrio de cada parte corporal uma em relação à outra, resultando um todo coeso e equilíbrio geral.
APRESENTAÇÃO
A Apresentação é mostrar de forma vantajosa a habilidade de posar, postura, projeção e presença de palco. São partes importantes da Apresentação: tom de pele, preparação e traje de poses. Podem realçar a rotina da Apresentação: a seleção de poses e sua correta execução, a suavidade da transição e a seleção coordenada da música.
OBS.: A coreografia não deve contar para a classificação do atleta. Este quesito apenas mostra que, quando o atleta consegue posar bem e mostrar melhor seus músculos, tem vantagem. (OBS: Apesar de não contar ponto diretamente, juizes dão maior valor para atletas bem posturados e com boa tonalidade em suas apresentações (Bronzeamento).
POSES - APRESENTAÇÃO
Ao iniciar o processso avaliativo (campeonato), todos os atletas passam por estes critérios julgadores, respectivamente:
Quarto de volta - semi relaxados - todos fazem as poses de quarto de volta: frente, lado, costas, lado e frente. Terminada esta etapa todos saem do palco. Quando estes procedimentos são finalizados e os juízes estão satisfeitos, encerra-se a etapa.
Rotina Individual - os atletas entram um a um no palco, pois são chamados individualmente ao centro para 1 minuto de poses com música.
Comparações - Poses: todos os atletas da categoria são divididos em grupos de no máximo 6 atletas e são chamados para fazer as 8 poses compulsórias, sendo que poses adicionais podem ser solicitadas, caso o árbitro central julgue necessário. Uma vez satisfeito o painel de árbitros, é finalizado o Pré Julgamento.
RESUMO:
Etapa 1 .poses oficiais
Etapa 2. Poses compulsórias opcionais podem também ser solicitadas pelo árbitro central, para mais comparações. Cada competidor do Overall deve ser classificado conforme o ponto 4, acima.
POSES OFICIAIS - Português/ Inglês
Duplo Bíceps de Frente – [FRONT DOUBLE BICEP]
Expansão de Dorsais de Frente – [FRONT LAT SPREAD]
Peito de Lado – [SIDE CHEST]
Duplo Bíceps de Costas – [REAR DOUBLE BICEP]
Expansão de Dorsais de Costas – [REAR LAT SPREAD]
Tríceps de Lado – [SIDE TRICEPS]
Abdominais e Coxas – [ABDOMINAL AND THIGH]
Mais Musculoso [MOST MUSCULAR]
Alguns campeonatos acrescentam algumas outras poses, como :
DUPLO GÊMEOS CONTRAÍDO
MÃOS NO QUADRIL - MAIS MUSCULOSO
CONTRAÇÃO DE COXA - DIREITA E ESQUERDA
MÃOS ATRÁS DAS COSTAS - MAIS MUSCULOSO
SERRÁTIL E OBLÍQUOS - AMBOS OS LADOS
CONTRAÇÃO DE POSTERIORES DE COXA - COSTAS E LADO
MÃOS ACIMA DA CABEÇA "POSE DA VITÓRIA" - DE FRENTE E DE COSTAS.
Sendo a maioria dessas poses automaticamente inclusas nas primeiras apresentadas, tornando-as não individuais ( Como muitos atletas em outras poses conseguem demonstrar o seu potencial muscular, tais poses (9-15) muitas vezes não são requeridas e sim, fazem parte das demais ou seja, uma pose que inclui diversas exposições muscular)
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Duplo Bíceps de Frente - [ FRONT DOUBLE BICEP ]
Em pé de frente para os árbitros, com as pernas e os pés alinhados e um pouco separados, o competidor levantará ambos os braços à altura dos ombros e flexionara os cotovelos. As mãos devem estar cerradas e viradas para baixo de modo a causar uma contração dos bíceps e dos músculos dos antebraços, que são os principais grupos musculares que serão avaliados nesta pose. Além disso, o competidor deve tentar contrair o máximo de outros grupos musculares quanto possível já que os árbitros avaliarão todo o físico, da cabeça aos pés. O árbitro avaliará primeiro os músculos do bíceps procurando por um desenvolvimento volumoso, com “pico” do músculo, verificando se há ou não uma divisão definida entre as seções anterior e posterior do bíceps e continuará a avaliação da cabeça aos pés observando o desenvolvimento dos antebraços, deltóides, peitorais, união de peitorais e deltóides, abdominais, coxas e panturrilhas.
O árbitro avaliará também a densidade, a definição, e o equilíbrio geral. O árbitro deve avaliar primeiro se o competidor consegue mostrar uma boa expansão dos dorsais, criando um formato em “V” do tronco. Então o árbitro deverá continuar sua avaliação dos pés a cabeça, observando primeiro os aspectos gerais do físico e depois concentrar-se nos aspectos mais detalhados dos vários grupos musculares.
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Em pé de frente para os árbitros, com as pernas e pés um pouco separados, o competidor colocará as mãos abertas, ou punhos cerrados, contra, ou apertando a parte inferior da cintura ou oblíquos e expandirão os músculos dorsais. Ao mesmo tempo, o competidor deve tentar contrair o máximo de outros grupos musculares frontais quanto possível. Será estritamente proibido o competidor puxar a sunga de modo a exibir a parte superior interna do quadríceps.
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Peito de Lado – [ SIDE CHEST ]
O competidor pode escolher o lado para posar, a fim de mostrar o “melhor” braço. Ele ficará em pé com o seu lado direito ou esquerdo voltado para os árbitros e flexionar o braço mais próximo dos árbitros em um ângulo de posição direita, com o punho cerrado e, com a outra mão segurando o punho. A perna mais próxima dos árbitros será flexionada no joelho e repousar sobre os dedos dos pés.
O competidor irá então expandir o peito através de uma pressão para cima do braço que está flexionado e contrair o bíceps o máximo possível. Ele também irá contrais os músculos das coxas, em particular, o grupo bíceps femural, e aplicar uma pressão para baixo nos dedos dos pés, mostrando os músculos da panturrilha contraídos.
O árbitro deve estar atento aos músculos peitorais e o arco das costelas, o bíceps, o bíceps femural e as panturrilhas, e concluir a avaliação com uma análise da cabeça aos pés. Nesta postura o árbitro poderá avaliar os músculos da coxa e da panturrilha de perfil, que irá ajudar na graduação do seu desenvolvimento comparativo mais apurado.
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Em pé de costas para os árbitros, o competidor flexionará os braços e os punhos como realizado na pose Duplo Bíceps Frontal, e colocará um pé para trás, repousando sobre os dedos dos pés. Ele então contrairá os músculos dos braços e também os músculos da parte superior dos ombros e inferior das costas, coxas e panturrilhas.
O árbitro avaliará primeiro os músculos dos braços e depois realizar uma analise da cabeça aos pés, no qual haverá mais músculos para avaliar do que em qualquer outra pose. Isto inclui o pescoço, os deltóides, o bíceps, o tríceps, o antebraço, o trapézio, o redondo, o infraespinhal, os eretores da espinha, os oblíquos externos, o grande dorsal, os glúteos, o bíceps femural, e as panturrilhas.
Esta pose, provavelmente mais do que em outras, ajudará o árbitro a determinar a qualidade da densidade muscular dos competidores, bem como a definição e o equilíbrio geral
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O competidor deverá esforçar-se para mostrar a panturrilha oposta a que foi apresentada na pose de Duplo Bíceps de Costas, assim o árbitro poderá avaliar ambas as panturrilhas de modo igual. Será estritamente proibido ao competidor puxar a sunga de modo a exibir os músculos glúteos máximo. Os árbitros devem analisar uma ótima expansão dorsal, mas também uma boa densidade muscular e mais uma vez concluir com uma análise da cabeça aos pés.
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O competidor pode escolher o lado para posar de modo que mostre o “melhor” braço. Ele ficará em pé com lado esquerdo ou direito voltado para os árbitros e colocará ambas as mãos para trás, ou entrelaçando os dedos segurando o braço da frente pelo punho com a mão que está a atrás. A perna mais próxima dos árbitros estará com o joelho flexionado e o pé nivelado com o solo. O competidor exercerá uma pressão contra seu braço da frente, portanto, causando uma contração do tríceps.
Ele levantará o peito e contrairá os músculos abdominais, e também as coxas e panturrilhas. O árbitro deverá analisar primeiro o tríceps, e concluir com uma avaliação da cabeça aos pés. Nesta pose, o arbitro será capaz de avaliar os músculos da coxa e panturrilha de perfil, o que ajudará na graduação de seu desenvolvimento comparativo mais apurado.
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Em pé de frente para os árbitros, com as pernas e pés um pouco separados, o competidor colocará as mãos abertas, ou punhos cerrados, contra, ou apertando a parte inferior da cintura ou oblíquos e expandirão os músculos dorsais. Ao mesmo tempo, o competidor deve tentar contrair o máximo de outros grupos musculares frontais quanto possível. Será estritamente proibido o competidor puxar a sunga de modo a exibir a parte superior interna do quadríceps.
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Peito de Lado – [ SIDE CHEST ]
O competidor irá então expandir o peito através de uma pressão para cima do braço que está flexionado e contrair o bíceps o máximo possível. Ele também irá contrais os músculos das coxas, em particular, o grupo bíceps femural, e aplicar uma pressão para baixo nos dedos dos pés, mostrando os músculos da panturrilha contraídos.
O árbitro deve estar atento aos músculos peitorais e o arco das costelas, o bíceps, o bíceps femural e as panturrilhas, e concluir a avaliação com uma análise da cabeça aos pés. Nesta postura o árbitro poderá avaliar os músculos da coxa e da panturrilha de perfil, que irá ajudar na graduação do seu desenvolvimento comparativo mais apurado.
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Duplo Bíceps de Costas - [ REAR DOUBLE BICEP ]
Em pé de costas para os árbitros, o competidor flexionará os braços e os punhos como realizado na pose Duplo Bíceps Frontal, e colocará um pé para trás, repousando sobre os dedos dos pés. Ele então contrairá os músculos dos braços e também os músculos da parte superior dos ombros e inferior das costas, coxas e panturrilhas.
O árbitro avaliará primeiro os músculos dos braços e depois realizar uma analise da cabeça aos pés, no qual haverá mais músculos para avaliar do que em qualquer outra pose. Isto inclui o pescoço, os deltóides, o bíceps, o tríceps, o antebraço, o trapézio, o redondo, o infraespinhal, os eretores da espinha, os oblíquos externos, o grande dorsal, os glúteos, o bíceps femural, e as panturrilhas.
Esta pose, provavelmente mais do que em outras, ajudará o árbitro a determinar a qualidade da densidade muscular dos competidores, bem como a definição e o equilíbrio geral
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Expansão de Dorsais de Costas - [ REAR LAT SPREAD ]
Em pé de costas para os árbitros, o competidor colocará as mãos na cintura com seus cotovelos mantidos abertos, um pé para trás e repousando sobre os dedos dos pés. Ele então contrairá os músculos grandes dorsais em máxima expansão e mostrar a contração da panturrilha através de uma pressão aplicada nos dedos dos pés.O competidor deverá esforçar-se para mostrar a panturrilha oposta a que foi apresentada na pose de Duplo Bíceps de Costas, assim o árbitro poderá avaliar ambas as panturrilhas de modo igual. Será estritamente proibido ao competidor puxar a sunga de modo a exibir os músculos glúteos máximo. Os árbitros devem analisar uma ótima expansão dorsal, mas também uma boa densidade muscular e mais uma vez concluir com uma análise da cabeça aos pés.
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Tríceps de Lado – [ SIDE TRICEPS ]
O competidor pode escolher o lado para posar de modo que mostre o “melhor” braço. Ele ficará em pé com lado esquerdo ou direito voltado para os árbitros e colocará ambas as mãos para trás, ou entrelaçando os dedos segurando o braço da frente pelo punho com a mão que está a atrás. A perna mais próxima dos árbitros estará com o joelho flexionado e o pé nivelado com o solo. O competidor exercerá uma pressão contra seu braço da frente, portanto, causando uma contração do tríceps.
Ele levantará o peito e contrairá os músculos abdominais, e também as coxas e panturrilhas. O árbitro deverá analisar primeiro o tríceps, e concluir com uma avaliação da cabeça aos pés. Nesta pose, o arbitro será capaz de avaliar os músculos da coxa e panturrilha de perfil, o que ajudará na graduação de seu desenvolvimento comparativo mais apurado.
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Abdominais e Coxas - [ ABDOMINAL AND THIGH ]
Em pé de frente para os árbitros, o competidor colocará ambos os braços atrás da cabeça e uma perna a frente. Então irá contrair os músculos abdominais “curvando” o tronco levemente frente. Ao mesmo tempo, ele contrairá os músculos da coxa da perna que esta a frente. O árbitro avaliará primeiro os músculos abdominais e coxas, e então fazer uma avaliação da cabeça aos pés.________________________________________________________________
Mais Musculoso [ MOST MUSCULAR ]
Em pé de frente para os árbitros, o competidor irá fazer um movimento de espansão dos dorsais , em seguida se curvara para frente, fazendo a contração dos biceps e coxa e expondo os trapezio a prova, é a chamanda , "Agora prova pra que tu veio aqui!"....O Arbitro avaliará a Qualidade, simetria e definição em ambos os lados do corpo, sempre da cabeça para baixo.
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Link Vídeo :
1. ProBodybuilding - Tutorial de Poses com Johnnie Jackson
2. ProBodybuilding - Tutorial de Poses com Melissa Dettwille
1. ProBodybuilding - Tutorial de Poses com Johnnie Jackson
2. ProBodybuilding - Tutorial de Poses com Melissa Dettwille
CREDITOS:
NABBA BRASIL; MUSCLEMASS; KRONUXS - HIGHPUMP
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